SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue48Elements to understand body's modernity in a rational societyBoys and girls: genre issues and its implication on education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

VAGO, Tarcísio Mauro. Início e fim do século XX: maneiras de fazer educação física na escola. Cad. CEDES [online]. 1999, vol.19, n.48, pp. 30-51. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000100003.

Neste texto problematiza-se o enraizamento escolar da educação física, cotejando-se dois momentos históricos importantes da educação: um em Minas Gerais (a reforma do ensino de 1906) e o outro no Brasil (os novos ordenamentos legais). Ancorado em procedimentos da história cultural da educação, indica-se que a educação física, no princípio do século XX, foi inicialmente representada como recurso de regeneração da raça e de preparação para o trabalho, contribuindo para o projeto social republicano. Ao final do século, novas maneiras de representar a educação e a sociedade colocam desafios para a permanência da educação física nas práticas escolares, e neste artigo defende-se sua inserção como área do conhecimento responsável pela escolarização da cultura corporal de movimento.

Keywords : Educação; escola; ensino; cultura escolar; educação física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese