SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue48School roots of Physical EducationPedagogical theories cosntitution of phisical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SOUSA, Eustáquia Salvadora de  and  ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cad. CEDES [online]. 1999, vol.19, n.48, pp. 52-68. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000100004.

Neste texto discute-se o gênero como construção social que uma dada cultura estabelece em relação a homens e mulheres, mostrando que essa construção é relacional, tanto no que se refere ao outro sexo quanto a outras categorias, tais como raça, idade, classe social e habilidades motoras. Analisa as expectativas corporais em relação a meninos e meninas e suas manifestações na cultura escolar, o esporte como conteúdo genereficado da educação física e as possibilidades de intervenção docente na construção das relações entre meninos e meninas.

Keywords : Gênero; cultura escolar; educação física; esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese