SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue48Boys and girls: genre issues and its implication on educationTo train the body, to subdue nature: notes for a sports analysis from corporal training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. CEDES [online]. 1999, vol.19, n.48, pp. 69-88. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005.

O presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da educação física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados na e pela sociedade moderna. O texto apresenta as teorias pedagógicas que no âmbito da educação física se colocam numa perspectiva crítica em relação aos usos e aos significados atribuídos pela sociedade capitalista às práticas corporais. E, finalmente, problematiza a possibilidade de estarmos diante de uma ruptura da visão moderna de corpo, refletindo sobre os desafios que essa transição coloca para a educação/educação física.

Keywords : Educação física; corpo; modernidade; pós-modernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese