SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue49Indigenous education at schoolWhat linguistics wants and what one wants from linguistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

D'ANGELIS, Wilmar da Rocha. Contra a ditadura da escola. Cad. CEDES [online]. 1999, vol.19, n.49, pp. 18-25. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000200003.

Este texto, escrito em 1995, busca colocar em questão certas compreensões quase ingênuas do que seja fazer (ou tornar) uma escola indígena. Por isso é ainda atual, quando a discussão dos currículos das escolas está em pauta. O texto aponta o desafio de se conquistar uma "escola indígena" e sugere que a educação escolar indígena faria muito (e melhor) se fosse capaz de apenas duas coisas: um bom ensino de matemática e a formação efetiva de leitores.

Keywords : Educação escolar indígena; currículo; conhecimento; autonomia; cultura indígena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese