SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue49Indigenous education at schoolWhat linguistics wants and what one wants from linguistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

D'ANGELIS, Wilmar da Rocha. Contra a ditadura da escola. Cad. CEDES [online]. 1999, vol.19, n.49, pp. 18-25. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000200003.

Este texto, escrito em 1995, busca colocar em questão certas compreensões quase ingênuas do que seja fazer (ou tornar) uma escola indígena. Por isso é ainda atual, quando a discussão dos currículos das escolas está em pauta. O texto aponta o desafio de se conquistar uma "escola indígena" e sugere que a educação escolar indígena faria muito (e melhor) se fosse capaz de apenas duas coisas: um bom ensino de matemática e a formação efetiva de leitores.

Keywords : Educação escolar indígena; currículo; conhecimento; autonomia; cultura indígena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License