SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue49The autonomy as value and the articulation of possibilities: the indigenous movement from Amazon, Roraima and Acre and the construction of an indigenous school education policyAn indigenous view of history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

PAULA, Eunice Dias de. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cad. CEDES [online]. 1999, vol.19, n.49, pp. 76-91. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621999000200007.

Este artigo aborda a questão da interculturalidade como categoria constitutiva de uma escola indígena. Contrastando com a concepção colonialista, etnocentrista, que permanece até os dias atuais, surgem outras possibilidades que consideram a autonomia dos povos indígenas na condução de seus próprios projetos educacionais.

Keywords : Educação intercultural-bilíngue; escola tapirapé; recursos didáticos; autonomia escolar indígena; assimilação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese