SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50The (im)proper and the (im)pertinent in the appropriation of the social practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GOES, Maria Cecília Rafael de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.50, pp. 9-25. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000100002.

Este trabalho focaliza a análise microgenética enquanto abordagem metodológica que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos e que é distinta de formas de análise de microeventos ligadas a outros aportes teóricos. O propósito é caracterizar, dentro da matriz histórico-cultural, a vertente dessa abordagem que articula o nível microgenético das interações sociais com o exame do funcionamento dialógico-discursivo, salientando, ainda, as propostas de vinculação com as proposições do paradigma semiótico-indiciário. É salientado o caráter promissor de tais tendências para a investigação da constituição do sujeito, pois elas permitem adensar o estudo dos processos intersubjetivos e expandem as possibilidades de vincular minúcias e indícios de episódios específicos a condições macrossociais, relativas às práticas sociais.

Keywords : Análise microgenética; matriz histórico-cultural; paradigma indiciário; intersubjetividade; processos dialógicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese