SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50The microgenetic analysis in the historic-cultural approach: a perspective for the study of the constitution of subjetivityMarks on social history in a speech of a subject: a contribution to the discussion about social constitution of handicapped author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.50, pp. 26-40. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000100003.

Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir um certo modo de conceber e elaborar teoricamente a questão da apropriação das práticas sociais, não estritamente ligada ao construto de internalização, mas relacionada principalmente ao problema da significação. Esse deslocamento encontra-se ancorado na concepção de mediação do signo no desenvolvimento humano e na tese formulada por Vygotsky de que as funções mentais são relações sociais internalizadas. Argumentando pela necessidade de considerar a apropriação como uma categoria essencialmente relacional, enfocamos e problematizamos as significações das ações humanas, considerando que todas as ações adquirem múltiplos sentidos, tornam-se práticas significativas, dependendo das posições e dos modos de participação dos sujeitos nas relações.

Keywords : Apropriação; significação; práticas sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese