SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50The (im)proper and the (im)pertinent in the appropriation of the social practiceInteraction and silence in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.50, pp. 41-54. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000100004.

Este estudo propõe-se a identificar e analisar, na fala de uma pessoa com diagnóstico de deficiência múltipla, aspectos do pensamento coletivo. Nossa pesquisa insere-se na abordagem histórico-cultural, que toma como referência os trabalhos de Vygotsky e Bakthin a respeito da constituição da subjetividade como um processo de apropriação de relações sociais. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma instituição particular de caráter assistencial para atendimento de pessoas com deficiência múltipla no estado de São Paulo. Enfocamos a dinâmica discursiva de uma pessoa com deficiência múltipla, apresentando-a marcada por condições macroestruturais de produção e discutimos algumas implicações na relação ensino-aprendizagem.

Keywords : Deficiência múltipla; educação especial; educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese