SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50Work on literature: memories and histories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FONTANA, Roseli Cação. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.50, pp. 103-119. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000100008.

Este texto procurou focalizar o movimento íntimo de constituição e singularização do "ser profissional" em uma jovem professora iniciante, ao longo de seu primeiro ano de trabalho no Ensino Fundamental. Construído numa relação de proximidade e de confiança, fundada na "comunidade de destinos" - a condição de mulheres-professoras - existente entre a pesquisadora e o sujeito da pesquisa, ele emerge da dinâmica interativa e discursiva tecida nos encontros entre ambas, nos quais a prática docente vivida no cotidiano da escola foi tematizada e analisada em suas condições sociais de produção e à luz da categoria de "drama", formulada por Politzer e incorporada por Vygotsky.

Keywords : Subjetividade; singularização e formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese