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Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

ANANIAS, Mauricéia. Propostas de educação popular em Campinas: "as aulas noturnas". Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.51, pp. 66-77. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000200005.

Utilizando-se da pesquisa realizada em escritos da época, década de 1870, como jornais e almanaques, e da documentação encontrada sobre a fundação das "aulas noturnas", mantidas pela Sociedade Propagadora de Instrução, em Campinas, pretende-se conceituar a educação oferecida por essa escola como além do objetivo primeiro de toda e qualquer educação elementar, a alfabetização. Nela, esperava-se que as crianças e os adultos, ao se formarem, fossem inseridos em uma nova sociedade que se acreditava em formação. Assim, o artigo busca encontrar na educação a formação de homem, mundo e sociedade que a elite cafeicultora propunha para essa camada pobre presente no então espaço urbano nascente.

Palavras-chave : Aulas noturnas; Campinas; educação popular; escolas; maçonaria.

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