SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue52The faces of the reading book author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CORREA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.52, pp. 11-23. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300002.

Este artigo trata sobre o livro didático como fonte de pesquisa em História da Educação. Compreende-o como possuidor de valores que se desejou fossem transmitidos num dado momento histórico, ao mesmo tempo em que é portador de um projeto de nação a ser construído por meio da educação escolar. Entende que esse tipo de material faz parte do universo da cultura escolar residindo aí a importância da sua utilização para a compreensão das práticas escolares no interior das instituições educativas ao longo da história da educação. Tece considerações sobre sua produção e sua comercialização como elementos a considerar na sua organização.

Keywords : Educação; história; práticas; escola; livro escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese