SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue52The faces of the reading book author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

CORREA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.52, pp.11-23. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300002.

Este artigo trata sobre o livro didático como fonte de pesquisa em História da Educação. Compreende-o como possuidor de valores que se desejou fossem transmitidos num dado momento histórico, ao mesmo tempo em que é portador de um projeto de nação a ser construído por meio da educação escolar. Entende que esse tipo de material faz parte do universo da cultura escolar residindo aí a importância da sua utilização para a compreensão das práticas escolares no interior das instituições educativas ao longo da história da educação. Tece considerações sobre sua produção e sua comercialização como elementos a considerar na sua organização.

Keywords : Educação; história; práticas; escola; livro escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License