SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue52The didactic book as a source of research on Education HistoryThe literacy first reader and the school culture: a century agreement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

OLIVEIRA, Cátia Regina Guidio Alves de  and  SOUZA, Rosa Fátima de. As faces do livro de leitura. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.52, pp. 25-40. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003.

Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.

Keywords : Livros de leitura; alfabetização; livros didáticos; séries graduadas de leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese