SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue52The faces of the reading bookPrescribing rules of good life: school culture and the scientific rationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.52, pp. 41-54. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300004.

No Brasil, a partir da última década do século XIX, com a organização republicana da instrução pública, observa-se o início de um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita e de identificação entre o processo de ensino inicial dessas práticas e a questão dos métodos. A partir de então, a cartilha vai-se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo de ensino, assim como de certas silenciosas, mas operantes, concepções de alfabetização, leitura, escrita e texto, cuja finalidade e utilidade se encerram nos limites da própria escola e cuja permanência se pode observar até os dias atuais. O objetivo deste artigo é, mediante análise dessas questões, problematizar a relação entre cartilha de alfabetização e cultura escolar e seus desdobramentos na história da educação e da alfabetização em nosso país.

Keywords : Cartilha; alfabetização; ensino da leitura; cultura escolar; história da alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese