SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue52Prescribing rules of good life: school culture and the scientific rationalitySchool culture and the ecclesiastical history: reflections upon the roman pedagogical action to the catholic priests education and the Diocesan Seminary of Santa Maria (1915-1919) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

VALDEMARIN, Vera Teresa. Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.52, pp. 74-87. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006.

O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.

Keywords : Lições de coisas; método de ensino intuitivo; cultura escolar; transposição didática; manuais de ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese