SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue53Liquid sculpture: pre-effort and shape flow in (pos) modern education danceEducational dance: a fact in the schools of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.53, pp. 31-55. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000100003.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.

Keywords : Dança-Educação; Ensino; Corpo diferente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese