SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número53Esculturas líquidas: a pré-expressividade e a forma fluida na dança educativa (pós) modernaDança educativa: um fato em escolas de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.53, pp.31-55. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000100003.

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.

Palavras-chave : Dança-Educação; Ensino; Corpo diferente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons