SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue54Teaching in anadministered societyCommunication, culture and educational administration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.54, pp. 28-40. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200004.

Neste artigo, pretendemos pensar o processo de produção industrial de imagens como parte de um programa de educação visual, cujas origens históricas antecedem o atual desenvolvimento industrial. Nossa hipótese é de que a valorização irrefletida da produção e do consumo de imagens através de aparelhos tecnológicos reproduz e intensifica a desvalorização dos sentidos na produção de conhecimento e revaloriza o pensamento "cartesiano", educando o olho a ver o homem e o mundo conforme as possibilidades e os limites destas formas de representação da realidade. A ausência de uma atitude crítica em relação aos processos de produção destas imagens e o desconhecimento de suas origens históricas fazem com que a escola incorpore, de forma conservadora, o programa de educação visual acima referido e eduque, de forma alienada, o olho a ver a realidade.

Keywords : Educação; Imagem; Olhar; Tecnologia; Descartes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese