SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue54An education of the eye: the images in the society urban, industrial and of marketCultural industry: some politics, cultural and social determinations in the education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

GENTILINI, JOÃO AUGUSTO. Comunicação, cultura e gestão educacional. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.54, pp.41-53. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200005.

O artigo objetiva, a partir das reflexões sobre a Indústria Cultural e a racionalidade dominante na sociedade industrial, feitas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, discutir o modelo predominante de gestão das organizações e a possibilidade de se pensar em uma teoria e um modelo de gestão fundamentado na teoria comunicativa proposta por aquela escola de pensamento e sua aplicação às organizações educacionais. Parte de alguns pressupostos para a formulação de uma teoria de gestão, como visão da organização, comunicação, poder e autoridade, na ótica da racionalidade técnica e instrumental para chegar, ao final, a um modelo de gestão em que estes mesmos pressupostos aparecem sob a racionalidade comunicativa.

Keywords : Indústria Cultural; Racionalidade; Organização; Comunicação; Gestão Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License