SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue55A perspective of globalization in Brazilian universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ROSSI, VERA LÚCIA SABONGI DE. Desafio à escola pública: tomar em suas mãos seu próprio destino. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.55, pp. 92-107. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000300007.

Este texto tem por objetivo refletir sobre algumas das novas estratégias reguladoras ¾ de demandas externas de trabalho de grupo e de participação de pais, alunos e professores no sistema educativo ¾ que vêm sendo apressadamente generalizadas enquanto argumentos democráticos, contribuindo para a despolitização das práticas de gestão escolar nas escolas públicas. Estratégias do neoliberalismo de reestruturação da capacidade de decisão dos agentes do sistema educativo, facilitadoras da retirada do protagonismo do Estado das Políticas Sociais que garantem os serviços essenciais de educação.

Keywords : Trabalho de grupo participativo; Práticas de (co)gestão Político-Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese