Acessibilidade / Reportar erro

Desafio à escola pública: tomar em suas mãos seu próprio destino

A challenge to public school: take its own fate in hand

Este texto tem por objetivo refletir sobre algumas das novas estratégias reguladoras <FONT FACE=Symbol>¾</FONT> de demandas externas de trabalho de grupo e de participação de pais, alunos e professores no sistema educativo <FONT FACE=Symbol>¾</FONT> que vêm sendo apressadamente generalizadas enquanto argumentos democráticos, contribuindo para a despolitização das práticas de gestão escolar nas escolas públicas. Estratégias do neoliberalismo de reestruturação da capacidade de decisão dos agentes do sistema educativo, facilitadoras da retirada do protagonismo do Estado das Políticas Sociais que garantem os serviços essenciais de educação.

Trabalho de grupo participativo; Práticas de (co)gestão Político-Pedagógica


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br