SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue56Cutting and pasting pictures of the everyday life and of the play culture of the girls-women and women-girls in the Zona da Mata Canavieira Pernambucana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

WHITAKER, DULCE C. A.. Nas franjas do rural-urbano: meninas entre a tradição e a modernidade. Cad. CEDES [online]. 2002, vol.22, n.56, pp. 7-22. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622002000100002.

Este artigo gira em torno da possibilidade de reinterpretar dados de pesquisa do passado, à luz das Teorias da Complexidade, conectando-os a dados atuais para conseguir explicações mais compreensivas. São tomados então alguns dados de minhas pesquisas sobre o rural-urbano, a saber: dados quantitativos do Censo de Assentamentos Rurais do Estado de São Paulo sobre as expectativas dos pais em relação à escolarização de meninos e meninas (anos 90); dados qualitativos de uma pesquisa com redações escolares realizada na região de Araraquara no início dos anos 80. Construindo-se uma ponte entre as duas situações, o argumento central é o de que questão das meninas na zona rural deve ser discutida levando-se em conta a relação rural-urbano e superando-se essa dicotomia sob a ótica da história recente do país. Observa-se então que as transformações pelas quais passa a sociedade nacional se refeletem no campo e a conexão entre os dois momentos enfocados (anos 90 versus início dos anos 80) é reveladora de que os germens dessas mudanças já se anunciavam nas relações de algumas meninas que criticavam a sobrecarga do trabalho doméstico sobre os próprios ombros, principalmente sobre os de suas mães.

Keywords : Criança; Trabalho doméstico; Aspirações à escolarização; Rural-urbano; Mudança social no campo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese