SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue57"We can't do nothing but decide ice cream flavors". Adolescents: from subject of necessities to subject of rightsTowards adulthood: chances and barriers in the sexual health of young Brazilians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SILVA, Sheyla Pinto da. Considerações sobre o relacionamento amoroso entre adolescentes . Cad. CEDES [online]. 2002, vol.22, n.57, pp. 23-43. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622002000200003.

O presente texto é uma tentativa de discorrer sobre a construção social do relacionamento amoroso dos adolescentes, através da perspectiva de que, em cada época histórica, as manifestações sexuais e amorosas, proclamadas como ideais ou não, também são o reflexo das transformações sociais e culturais que os indivíduos vivem. A convivência diária em sala de aula, com crianças e adolescentes, e a observação de algumas de suas atitudes e comportamentos relacionados à vida amorosa e sexual foram subsídios para uma reflexão dessas questões e para aventar a proposição de algum trabalho educacional nesta área. O texto levanta algumas questões como a influência da ação instrumental de sedução e a exigência de qualidade técnica no desempenho sexual e amoroso na formação dos jovens de hoje.

Keywords : Relacionamento; Sexualidade; Adolescentes; "Ficar"; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese