SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue57Towards adulthood: chances and barriers in the sexual health of young BraziliansFunkeiros, timbaleiros e pagodeiros: notice about youth and the black music of Salvador city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop. Cad. CEDES [online]. 2002, vol.22, n.57, pp. 63-75. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622002000200005.

Este artigo pretende discorrer sobre o cotidiano de adolescentes urbanos, mais especificamente as culturas juvenis, com o objetivo de apreender outros significados de ser adolescente no contexto contemporâneo e suas implicações em processos educativos. Diante da diversidade de culturas juvenis existentes atualmente, ressaltamos o movimento hip hop. Os adolescentes participantes desse movimento são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo, no qual deixam de ser meros atores e agentes de um modelo social e se tornam "autores de si próprios"; ou seja, no hip hop eles resgatam a educação como uma formação de "autores-cidadãos". Portanto, a visibilidade de outros modos de ser adolescente, que estão presentes no contexto de educação não-formal e informal das culturas juvenis, pode contribuir para uma compreensão da adolescência urbana que reconhece o adolescente como um sujeito capaz de formular questões relevantes e ações significativas no campo social.

Keywords : Adolescência; Culturas juvenis; Cotidiano; Hip Hop; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese