SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue58The wish for freedom and the participation of free, poor, "colored" men in the Independence of BrazilThe Paulista Museum at USP and the memory of Independence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

NEVES, Lúcia Maria Bastos P.. Cidadania e participação política na época da Independência do Brasil. Cad. CEDES [online]. 2002, vol.22, n.58, pp. 47-64. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622002000300004.

O presente artigo pretende analisar a conjuntura da Independência do Brasil enquanto uma tentativa de implantar novas idéias e práticas políticas quanto ao relacionamento do indivíduo e da sociedade com o Estado, tendo como fontes principais os escritos de circunstância, ou seja, os periódicos e os panfletos políticos. Nesse sentido, tais novidades poderiam ter resultado na constituição de uma autêntica esfera pública de poder, mas acabaram limitadas e reorientadas em função das circunstâncias da época, impedindo que se criasse uma verdadeira noção de cidadania no país. Verifica-se, portanto, que cidadania e participação política em uma esfera verdadeiramente pública de poder são processos de construção lenta, ainda mais em países como o Brasil, envolvido desde seus inícios pela exclusão que a grande propriedade e a escravidão asseguraram.

Keywords : Cidadania; Independência do Brasil; Práticas políticas; Panfletos; Imprensa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese