SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue60Municipal atlases elaborated by teachers: the joint experience of Limeira, Rio Claro and Ipeúna author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

AGUIAR, Lígia Maria Brochado de. O lugar e o mapa. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.60, pp.139-148. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200002.

Este texto é um exercício de imaginação geográfica a partir de uma situação: a de habitar um lugar, ocupar-se dele, cultivá-lo. Explorada por meio de Atlas Escolares Municipais, esta situação, definida igualmente como geográfica, permite pensar o espaço geográfico como a mediação entre o mundo e o lugar. É a partir do lugar que podemos instaurar o espaço, o espaço que nos convém e responder à pergunta: onde, como e por que estamos. O ensino do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental refere-se à possibilidade de fazer com que os alunos aprendam a habitar o seu lugar reconhecendo-o como o "espaço do acontecer solidário". Por meio do estudo dos mapas da sua cidade, os alunos apropriam-se de um instrumento de exploração de territórios existenciais e cognitivos que lhes permite dar visibilidade ao mundo que se realiza no lugar e de um suporte intelectual eficiente que permite visualizar e operar rapidamente as informações.

Keywords : Lugar; Mapa; Forma; Imaginação geográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License