SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue60Municipal atlases elaborated by teachers: the joint experience of Limeira, Rio Claro and Ipeúna author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

AGUIAR, Lígia Maria Brochado de. O lugar e o mapa. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.60, pp. 139-148. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200002.

Este texto é um exercício de imaginação geográfica a partir de uma situação: a de habitar um lugar, ocupar-se dele, cultivá-lo. Explorada por meio de Atlas Escolares Municipais, esta situação, definida igualmente como geográfica, permite pensar o espaço geográfico como a mediação entre o mundo e o lugar. É a partir do lugar que podemos instaurar o espaço, o espaço que nos convém e responder à pergunta: onde, como e por que estamos. O ensino do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental refere-se à possibilidade de fazer com que os alunos aprendam a habitar o seu lugar reconhecendo-o como o "espaço do acontecer solidário". Por meio do estudo dos mapas da sua cidade, os alunos apropriam-se de um instrumento de exploração de territórios existenciais e cognitivos que lhes permite dar visibilidade ao mundo que se realiza no lugar e de um suporte intelectual eficiente que permite visualizar e operar rapidamente as informações.

Keywords : Lugar; Mapa; Forma; Imaginação geográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese