SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue60The place and the mapA geographical look on the elaboration of the municipal school atlases of Rio Claro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.60, pp. 149-168. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200003.

Na última década, as recomendações curriculares de história e geografia para o ensino fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de geografia, história e ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.

Keywords : Atlas municipais; Formação de professores; Ensino de história e geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese