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Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CAZETTA, Valéria. As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.60, pp. 210-217. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200008.

Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6a série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.

Keywords : Fotografias aéreas verticais; Aprendizagem escolar; Cartografia escolar.

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