SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue60The vertical aerial photographs as a possibility to elaborate concepts in geography teachingSchool atlases municipal: teachers and fashions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

OLIVEIRA, Adriano Rodrigo. O uso de atlas municipais escolares e as formas de construção do conhecimento em sala de aula: analisando situações de ensino. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.60, pp. 218-230. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200009.

Este texto resulta de parte da discussão da dissertação de mestrado desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação na área Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. O trabalho buscou identificar as práticas que duas professoras de 4ª série do ensino fundamental construíram para promover o ensino de conteúdos geográficos, históricos e ambientais por meio do uso de mapas municipais do Atlas de Limeira. Os resultados apontam que são as concepções e os modelos didáticos construídos pelas professoras os geradores das formas de conhecimento construídas em aula. O uso de mapas no ensino possibilita duas formas de construção de conhecimentos: a primeira concebe o ensino como transmissão de conhecimentos, a segunda concebe o ensino como construção coletiva. Verificamos com os sujeitos desta investigação que o atlas gera no contexto escolar processos de ensino e aprendizagem motivadores no sentido de tratar de problemáticas locais vivenciadas tanto pelas professoras como pelos alunos.

Keywords : Atlas municipais; Prática docente; Conhecimento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese