SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue61From the political project of the World Bank to the political-pedagogic project of Brazilian public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp. 267-281. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100002.

O presente artigo discute o significado de inovação e projeto político-pedagógico sob duas perspectivas: como uma ação regulatória ou técnica e como uma ação emancipatória ou edificante. A inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico como um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Nesse caso se deixa de lado o processo de produção coletiva. A inovação de cunho regulatório nega a diversidade de interesses e de atores que estão presentes. Sob a perspectiva emancipatória, a inovação e o projeto político-pedagógico estão articulados, integrando o processo com o produto porque o resultado final é não só um processo consolidado de inovação metodológica, na esteira de um projeto construído, executado e avaliado coletivamente, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.

Keywords : Educação; Política educacional; Gestão escolar; Projeto político-pedagógico; Inovação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese