SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue61The political-pedagogic project and the school development plan: two antagonistic conceptions of school administrationThe Xavante pedagogical project: tensions and ruptures in the intensity of the curriculum building author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

DE ROSSI, Vera Lúcia Sabongi. Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp.319-337. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100005.

Neste texto pretendo refletir sobre algumas peculiaridades e semelhanças entre práticas de resistências interculturais de lideranças de educadores no processo de construção de projetos político-pedagógicos emancipadores (locais e regionais), para escolas públicas, no momento da redemocratização. Suspeito que a partir desta via, mais indireta, de organização docente, abrem-se algumas pistas para equilibrar os efeitos homogeneizadores das políticas educativas que tendem a reproduzir o conformismo na dinâmica histórica explicativa da modernidade capitalista conservadora.

Keywords : Projetos político-pedagógicos emancipadores; Resistências interculturais; Gestão democrática da escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License