SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue61The political-pedagogic project and the school development plan: two antagonistic conceptions of school administrationThe Xavante pedagogical project: tensions and ruptures in the intensity of the curriculum building author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

DE ROSSI, Vera Lúcia Sabongi. Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp. 319-337. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100005.

Neste texto pretendo refletir sobre algumas peculiaridades e semelhanças entre práticas de resistências interculturais de lideranças de educadores no processo de construção de projetos político-pedagógicos emancipadores (locais e regionais), para escolas públicas, no momento da redemocratização. Suspeito que a partir desta via, mais indireta, de organização docente, abrem-se algumas pistas para equilibrar os efeitos homogeneizadores das políticas educativas que tendem a reproduzir o conformismo na dinâmica histórica explicativa da modernidade capitalista conservadora.

Keywords : Projetos político-pedagógicos emancipadores; Resistências interculturais; Gestão democrática da escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese