SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue61Emancipating political-pedagogic projects: histories the other way roundPolitical-pedagogic project of the "Brazilian Curricular Parameters": national identity and historical consciousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CAMARGO, Dulce Maria Pompêo de  and  ALBUQUERQUE, Judite Gonçalves de. Projeto pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp. 338-366. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100006.

Este artigo traz reflexões acerca da contribuição do Projeto Tucum - formação de professores índios no exercício do magistério - para a construção de um currículo diferenciado que vem dando sustentação aos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Indígenas Xavante de Mato Grosso. A partir do enfoque das políticas oficiais de educação e da importância da resistência dos movimentos organizados, no sentido de provocar mudanças significativas na implantação e no desenvolvimento da educação escolar indígena, analisamos a experiência dos Xavante e do processo de construção que vêm travando por uma escola específica e diferenciada. São ações e elaborações novas, intensas e significativas que revelam as tensões culturais vivenciadas nas escolas e nas comunidades.

Keywords : Educação indígena; Escola indígena; Currículo; Projeto Político-Pedagógico; Políticas indigenistas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese