SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue61The Xavante pedagogical project: tensions and ruptures in the intensity of the curriculum buildingThe educational civilization as a political-pedagogic project of modernity: written culture in the classrooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ZAMBONI, Ernesta. Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp. 367-377. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100007.

Este artigo tem como objetivo trabalhar a construção da identidade nacional e a consciência histórica como referenciais do projeto pedagógico contido nos parâmetros políticos e culturais apontados pela cultura política e histórica. Pesquisei nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais o conceito de "identidade nacional" com o objetivo de analisar como foi pensado o processo de formação de uma consciência histórica.

Keywords : História; Projeto pedagógico; Parâmetros curriculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese