SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62Play and child development in activity theory and Friedrich Froebel's educational thoughtIndividual development, consciousness and alienation: the human being in A. N. Leontyev's psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62, pp. 26-43. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000100003.

A contribuição teórica de Leontiev convida-nos a superarmos a concepção naturalizante do ser humano no campo da psicologia. Esse avanço se torna possível se compreendermos o psiquismo humano como algo que se desenvolve por meio do processo de inserção do indivíduo na cultura e nas relações sociais. Este artigo se constitui numa análise crítica de publicações psicológicas sobre adolescência destinadas a pais e professores. Trabalhos que em psicologia focalizam o tema da adolescência tendem a ser especialmente caracterizados pela adoção da abordagem naturalizante. As conseqüências sociais dessa perspectiva são tomadas como critério para a exigência da crítica à própria perspectiva.

Keywords : Naturalização; Adolescência; Leontiev; Psicologia sócio-histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese