SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue62Individual development, consciousness and alienation: the human being in A. N. Leontyev's psychologyThe socio-historical nature of personality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62, pp. 64-81. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000100005.

Este estudo se propõe a analisar algumas contribuições da psicologia de Leontiev, Elkonin e Vigotski no campo da psicologia do desenvolvimento, mais especificamente a questão da periodização da ontogênese humana. Leontiev e Elkonin, seguindo a linha sócio-histórica ou histórico-cultural iniciada por Vigotski, desenvolveram as bases de uma psicologia do desenvolvimento que superasse o enfoque naturalizante tão forte nesse campo. Segundo eles cada período do desenvolvimento individual humano é caracterizado por uma atividade principal, ou atividade dominante, a partir da qual se estruturam as relações do indivíduo com a realidade social. São analisados também os períodos que Leontiev e Elkonin detectaram no desenvolvimento dos indivíduos nas condições sociais da USSR.

Keywords : Psicologia do desenvolvimento; Leontiev; Elkonin; Atividade principal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese