SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Brazilian immigrants: efforts for first language maintenance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

COX, Maria Inês Pagliarini. Pedagogias da língua: muito siso e pouco riso. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.63, pp. 135-148. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000200002.

Neste ensaio, revisito as noções de "práticas de educação não-formal" e "práticas de educação formal", tomadas em sentido genérico. Rememorados os sentidos comumente atribuídos aos dois termos do binômio "práticas de educação não-formal" e "práticas de educação formal", passo a refletir sobre elas especificamente como fulcros de aprendizagem da língua materna. Participando, direta ou indiretamente, das práticas sociais cotidianas, aprendemos os gêneros discursivos a elas associados. Nelas, aprendemos as fôrmas, mas aprendemos também a potência de diferenciação das línguas vivas que não se deixam imobilizar por sistemas. Contudo, quando a língua materna vira matéria escolar, sua potência de diferenciação vira uma anomalia a ser corrigida, curada. Tem sido assim ao longo de toda a história do ensino formal de língua portuguesa na instituição escolar.

Keywords : Práticas de educação não-formal; Práticas de educação formal; Domínio da língua materna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese