SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Language pedagogies: much soundness, little funWomen teaching and girls and a boy as readers: teaching writing and reading in the patriarchal Brazilian rural society. A view based on Graciliano Ramos' novel Infância author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MOTA, Kátia Santos. Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.63, pp. 149-163. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000200003.

Este trabalho etnográfico descreve a socialização de 12 famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos diante de uma nova língua/cultura. Foi investigada a competência comunicativa nas duas línguas em cinco domínios sociais. Verificou-se, em crianças/adolescentes, a manifestação do "bilingüismo subtrativo". Formas de ação exercidas pelos pais são reveladas como esforços para assegurar a preservação da língua materna; a igreja e a televisão brasileira demonstram exercer papel relevante no sentido de promover "aulas de conversação" em português.

Keywords : Imigrantes brasileiros; Bilingüismo; Preservação da língua materna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese