Acessibilidade / Reportar erro

Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna

Brazilian immigrants: efforts for first language maintenance

Este trabalho etnográfico descreve a socialização de 12 famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos diante de uma nova língua/cultura. Foi investigada a competência comunicativa nas duas línguas em cinco domínios sociais. Verificou-se, em crianças/adolescentes, a manifestação do "bilingüismo subtrativo". Formas de ação exercidas pelos pais são reveladas como esforços para assegurar a preservação da língua materna; a igreja e a televisão brasileira demonstram exercer papel relevante no sentido de promover "aulas de conversação" em português.

Imigrantes brasileiros; Bilingüismo; Preservação da língua materna


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br