SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Brazilian immigrants: efforts for first language maintenanceTwo journals, three papers, multiple voices: a study on the ways of saying and social positions in texts for teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia  and  FONTANA, Roseli Aparecida Cação. As mulheres professoras, as meninas leitoras e o menino leitor: a iniciação no universo da escrita no patriarcalismo rural brasileiro. Uma leitura a partir de Infância de Graciliano Ramos. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.63, pp. 165-191. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000200004.

Propomo-nos, neste trabalho, a realizar, com base na obra Infância de Graciliano Ramos, uma análise da participação da mulher no processo de iniciação escritural das crianças, nas primeiras décadas do século XX, no nordeste brasileiro. A despeito do lugar ocupado pela mulher no patriarcalismo rural, sua presença mostra-se expressiva na multiplicidade de modelos de escolarização, seja na esfera pública ou na esfera doméstica, herdados do século XIX. Trabalhando nas interfaces entre a história cultural, a antropologia, a sociologia e os estudos da linguagem, pretendemos focalizar tanto os espaços e as práticas em que as crianças eram iniciadas na aprendizagem da leitura e da escrita por suas professoras, familiares e amigas quanto os significados de que se revestiam, para essas mulheres e crianças, as tarefas relativas ao ensino.

Keywords : Leitura; Escrita; Letramento; Práticas escolares e não-escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese