SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Women teaching and girls and a boy as readers: teaching writing and reading in the patriarchal Brazilian rural society. A view based on Graciliano Ramos' novel InfânciaPrinted media and scientific education: an analysis of the marks of the discursive functioning in three publications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante  and  GENTIL, Mônica Salles. Duas revistas, três artigos, múltiplas vozes: um estudo sobre modos de dizer e posições sociais em textos para professores. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.63, pp.193-213. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000200005.

Neste texto, apresentamos um estudo analítico comparativo de duas revistas da área da educação, destinadas a professores. Colocamos em foco, mais especificamente, dois números que tiveram como reportagem de capa o tema da violência e destacamos para análise três textos nelas publicados. Buscamos colocar em evidência algumas condições de produção que caracterizam as revistas e os textos - o contexto histórico-social, o suporte material, as posições e as imagens dos interlocutores (autores, leitores, professores, editores, repórteres) -, discutindo como essas condições são constitutivas da autoria e dos modos de apresentação da temática.

Keywords : Revistas de educação; Produção de textos; Posições sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License