SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue63Women teaching and girls and a boy as readers: teaching writing and reading in the patriarchal Brazilian rural society. A view based on Graciliano Ramos' novel InfânciaPrinted media and scientific education: an analysis of the marks of the discursive functioning in three publications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante  and  GENTIL, Mônica Salles. Duas revistas, três artigos, múltiplas vozes: um estudo sobre modos de dizer e posições sociais em textos para professores. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.63, pp. 193-213. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000200005.

Neste texto, apresentamos um estudo analítico comparativo de duas revistas da área da educação, destinadas a professores. Colocamos em foco, mais especificamente, dois números que tiveram como reportagem de capa o tema da violência e destacamos para análise três textos nelas publicados. Buscamos colocar em evidência algumas condições de produção que caracterizam as revistas e os textos - o contexto histórico-social, o suporte material, as posições e as imagens dos interlocutores (autores, leitores, professores, editores, repórteres) -, discutindo como essas condições são constitutivas da autoria e dos modos de apresentação da temática.

Keywords : Revistas de educação; Produção de textos; Posições sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese