SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue64The teaching of philosophy in Brazil: a map of the contemporary situationThe philosophy teacher: the teaching of philosophy in high school as a philosophical experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GONTIJO, Pedro  and  VALADAO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.64, pp. 285-303. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003.

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Keywords : Ensino; Ensino de filosofia; Ensino médio; Filosofia na escola pública; Professores de filosofia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese