SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue64Teaching of philosophy in high schools of the Federal District of Brazil: history, practices and meanings of constructionSeduction and persuasion: the "delicious" dangers of sophistic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.64, pp. 305-320. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300004.

O ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.

Keywords : Ensino; Formação; Experiência filosófica; Professor; Criação de conceitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese