SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue64Seduction and persuasion: the "delicious" dangers of sophisticFor a teaching of philosophy of chaos and force: according to the Nietzschean philosophy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GIORDANO, Rosely. Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.64, pp. 329-344. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300006.

Neste texto se trava, com auxílio dos pensadores de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, uma luta frontal contra o pensamento que unifica, exclui e reduz os outros pensares. Para isso, a categoria de "experiência" desempenha um papel principal: um exercício do (com)partilhar com o diferente, abdicando da dominação, em busca constante da extensão do movimento do esclarecimento, da autonomia e da emancipação social e política.

Keywords : Pensamento; Exclusão; Diferença; Esclarecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese