SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue64Educational politics and philosophical systems: the will of exclusionThe teaching of philosophy and the creation of concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

DANELON, Márcio. Para um ensino de filosofia do caos e da força: uma leitura à luz da filosofia nietzschiana. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.64, pp. 345-358. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300007.

Pretende-se, com este texto, elaborar uma reflexão em torno do ensino de filosofia recuperando como ferramenta teórica/conceitual a filosofia de Nietzsche. Para isso, partiremos do conceito nietzschiano de filosofia deslocando-o para a temática do ensino de filosofia. Nesse cenário conceitual, iremos propor um ensino de filosofia cuja tarefa seja, num primeiro momento, a de instaurar o caos e o abismo na realidade humana como meios necessários para se forjar um homem forte. Num segundo momento, afirmaremos um ensino de filosofia que possa contribuir para a emergência daquilo que Nietzsche chamou de além-do-homem.

Keywords : Filosofia; Força; Caos; Além-do-homem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese