SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue64For a teaching of philosophy of chaos and force: according to the Nietzschean philosophy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GALLINA, Simone. O ensino de filosofia e a criação de conceitos. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.64, pp. 359-371. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300008.

Ao pensar as linhas e os traçados do ensino em filosofia, tem-se que levar em conta que esta atividade pedagógica deve se constituir numa atividade filosófica e, ainda dependendo da concepção de atividade filosófica, que devemos modificar significativamente a própria concepção do que consiste o ensino e a aprendizagem em filosofia. Neste sentido, torna-se importante esclarecer em que consiste a atividade filosófica para se mapear os territórios do ensino em filosofia. Tarefa esta que nos propomos a partir da contribuição do filósofo francês Gilles Deleuze, o qual, em seus inúmeros escritos, afirma que a atividade do filósofo implica uma dimensão de criação: criação de conceitos.

Keywords : Filosofia; História; Ensino; Leitura; Conceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese