SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue65TV cartoons reception and the relations between the child and the adult: disagreements and agreementsEither figure me out or I'll eat you alive author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia e juventude: experiências do público e do privado na cultura. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.65, pp. 43-58. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000100004.

Discuto resultados de pesquisa com grupos de jovens, sobre sua experiência com a mídia, relativamente aos modos pelos quais nossa cultura vem construindo a ação e a expressão da vida pública e da vida privada. Faço uma análise tanto de produtos televisivos destinados a esse público, como do "texto" produzido nos debates com os grupos de recepção, a respeito de como se caracterizaria, hoje, para esses jovens, o "agir humano", a vida em comum, as trocas e a convivência entre os "diferentes". A análise articula conceitos como os de poder e subjetivação em Foucault, sociedade individualizada em Zygmunt Bauman, com a proposta de Hannah Arendt sobre o agir humano e sua problematização quanto às esferas pública e privada. Proponho possíveis estratégias para a escola, com o fim de produzir pensamento sobre as imagens com que interagimos e a incentivar modos solidários de convivência.

Keywords : Mídia; Juventude; Esfera pública; Esfera privada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese