SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue65Media and youth: public and private experiences on culturePreliminary contours of a new "psychic configuration" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

REIS JUNIOR, João (Alegria) Alves dos. Decifra-me ou devoro-te. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.65, pp. 59-70. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000100005.

A popularização do hardware e do software para produção de textos, sons e imagens, torna mais viáveis os planos daqueles que se propõem a produzir mídia com crianças e adolescentes num contexto educativo. Muitos são os que buscam uma leitura lúcida e crítica da programação da TV, dos websites e mesmo da imprensa escrita a partir da experimentação empírica da produção de audiovisuais. Pois, para boa parte dos teóricos e educadores, os males da mídia residiriam basicamente no conteúdo que ela veicula e na padronização dos formatos e da linguagem audiovisual dos produtos, problemas que poderiam ser superados com uma reflexão a partir de uma produção alternativa. Este artigo sistematiza alguns aspectos da evolução da TV e da audiência nos últimos anos e aponta a tendência de produção de mídia com crianças e adolescentes que vem sendo colocada em prática nas escolas e organizações não-governamentais, como parte essencial do processo de formação dos futuros cidadãos.

Keywords : Mídia; Educação; Crianças e adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese