SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue66The same space for learning and teaching: the urgencies of geography educationEveryday life, pedagogical mediation and concept formation: how Vygotsky contributed to geography teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ZANATTA, Beatriz Aparecida. O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.66, pp. 165-184. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000200003.

O artigo é uma contribuição para o entendimento da história da prática pedagógica da geografia escolar. Busca subsidiar a formação de professores com elementos que permitam a compreensão das concepções pedagógicas que, a partir do século XIX, passaram a nortear a prática de ensino de geografia. O principal objetivo é apresentar uma reflexão a respeito das contribuições de Pestalozzi acerca da metodologia de ensino de geografia, assim como, da repercussão dessas idéias no ensino da geografia brasileira. A conclusão aponta para o entendimento de que muitas das idéias e princípios pestalozzianos encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo.

Keywords : Ensino de geografia; Metodologia de ensino; Método intuitivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese