SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue66The intuitive method and sensorial perception as a legacy of Pestalozzi to school geographyGeographic education: psychogenetics and school knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.66, pp. 185-207. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000200004.

Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.

Keywords : Psicologia histórico-cultural; Formação de conceitos; Ensino de geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese