SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue66Geographic education: psychogenetics and school knowledgeOccupation, workshop and profession: considerations on the social place of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.66, pp. 227-247. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006.

Este artigo discute a possibilidade e a importância de se aprender geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. Para tanto, aborda o papel da geografia nesse nível do ensino e a necessidade de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica. Considera também os conteúdos da geografia presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na alfabetização da criança. Tendo em vista esse objetivo, discute as exigências teóricas e metodológicas da geografia para referenciar o ensino e a aprendizagem.

Keywords : Geografia; Ensino; Aprendizagem; Séries iniciais e espaço.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese