SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue67Registers and representation of everyday life: popular music in history classroomsBetween strange and familiar: the use of analogies in history teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CERRI, Luis Fernando. A política, a propaganda e o ensino da história. Cad. CEDES [online]. 2005, vol.25, n.67, pp. 319-331. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622005000300005.

Discute-se o significado da publicidade na sociedade contemporânea e seu relacionamento com a constituição da consciência histórica da população, por meio da aprendizagem histórica. Argumenta-se também que a publicidade é um documento precioso para a pesquisa e o ensino da história. O exemplo proposto é a publicidade com tema histórico (Independência do Brasil) no período do "milagre econômico brasileiro" (1969-1973)

Keywords : Publicidade; Consciência histórica; Aprendizagem histórica; Comemorações da Independência do Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese