SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue68Images of old-age, images of childhood: forms that think about themselvesWhen I entered school... memories of school passages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FERNANDES, Renata Sieiro  and  PARK, Margareth Brandini. Lembrar-esquecer: trabalhando com as memórias infantis. Cad. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.68, pp. 39-59. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000100004.

Baseando-se nas obras de autores que focalizam a velhice e a memória, valemo-nos da proposta de construção de conjuntos fotográficos e da metodologia de análise para elaborar um exercício/desafio semelhante para crianças da faixa etária de 9-10 anos. Em concordância com os autores, também nos propusemos a pensar sobre como a memória das crianças - assim como a dos velhos - pode se construir e se organizar por meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos da vida cotidiana. Os dois grupos compostos por seres que se encontram nas margens do tempo, se distanciam e se aproximam nessa particularidade. Intuitiva e reflexivamente, as crianças elaboraram seus conceitos de memória, envolvendo as lembranças e os esquecimentos, representando-os de formas visuais variadas e criativas, indicando que os movimentos constitutivos da memória dão indícios de tentativas de ordenação de um tempo composto de vários tempos.

Keywords : Criança e fotografia; Crianças e velhos; Memória e fotografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese